terça-feira, 8 de março de 2011

Como se comunicar com eficácia?

Na comunicação com o cliente, o principal objetivo é garantir a venda, mas a transação deve trazer bons resultados para ambas as partes. Honestidade e comunicação aberta são os pontos-chave.

Despertar confiança

Você deve ser confiante para inspirar a confiança do cliente. O olhar e a linguagem corporal têm papel importante na construção dessa imagem. Sorria e use gestos leves, nunca agressivos. Observe os gestos do cliente a fim de analisar sua receptividade e, se necessário, adapte seu comportamento ao dele. Pergunte e ouça em vez de apenas falar. Anote todas as objeções e reclamações - essas anotações são muito úteis na medida em que dão pistas a respeito das negociações de seu cliente.

"Procure adaptar seu estilo ao do cliente"

"Não tema o silêncio: ele é útil para reorganizar as idéias"

Respostas apropriadas

Como lidar com perguntas que você não sabe responder? Se possível, nunca admita a própria ignorância, pois isso pode afetar sua credibilidade. Uma saída consiste em usar outra pergunta como resposta. Quando, por exemplo, perguntarem "Quem é seu maior concorrente?", uma resposta interessante talvez seja "Você acha que isso é um fator crucial no seu mercado?". Mais tarde, no entanto, você terá de mostrar seu conhecimento do mercado. Ouça as perguntas com atenção antes de respondê-las e tenha uma linguagem corporal positiva para reforçar as respostas.

Bom pessoal, essas são algumas dicas que eu colhi durante algumas leituras neste período de carnaval, e estou postando para vocês, espero que ajudem.
Abraços e sucesso,
Leonardo Rebulla
@portaemporta

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